Negócios ▷ Inovação ▷ esg ▷ gamificação ▷ e-sports ▷ artes ▷ Negócios ▷ Inovação ▷ esg ▷ gamificação ▷ e-sports ▷ artes ▷ Negócios ▷ Inovação ▷ esg ▷ gamificação ▷ e-sports ▷ artes ▷ Negócios ▷ Inovação ▷ esg ▷ gamificação ▷ e-sports ▷ artes ▷

ARTIGOS - TEXTOS - NOTÍCIAS - CRÔNICAS - ARTIGOS - TEXTOS - NOTÍCIAS - CRÔNICAS - ARTIGOS - TEXTOS - NOTÍCIAS - CRÔNICAS - ARTIGOS - TEXTOS - NOTÍCIAS - CRÔNICAS - ARTIGOS - TEXTOS - NOTÍCIAS - CRÔNICAS - ARTIGOS - TEXTOS - NOTÍCIAS - CRÔNICAS - ARTIGOS - TEXTOS - NOTÍCIAS - CRÔNICAS -

5 motivos para sua empresa precisar de persona

As “personas” são fundamentais para sua empresa porque elas definem a precisão das ações de diversas estratégias adotadas para empresa cativar, conectar, encantar e convencer o seu público-alvo. 

No mundo acelerado e altamente competitivo do marketing digital, entender profundamente o público-alvo é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Para você ter noção, o site da sua empresa precisa de uma persona, os anúncios precisam, a empresa como um todo precisa de personas.

As personas são representações ideais do público alvo da empresa. São criações baseadas em pesquisas descritivas de dados reais elaboradas no estudo de marca da empresa. A persona é o elo onde suas ações estratégicas convergem, por isso tão importante. 

User Persona

User Persona como o próprio nome já diz é a pessoa que usa seu produto. Aqui é importante ressaltar que nem sempre a pessoa que compra seu produto é a pessoa que usa. A pessoa que usa pode ter características e singularidades muito diferentes da pessoa que compra. Portanto, o verbo aqui é usar de usuário. 

Eu uso diversos sites gratuitos com planos premium e nunca compro, sou um usuário. Meu irmão usa o mesmo site que eu, porém ele paga o plano, ele é um cliente. Em alguns casos é possível ser a mesma pessoa, mas nem sempre. Como queremos ser cirúrgicos em nossas análises, o “mas nem sempre” anula essa simplificação óbvia.  

Buyer Persona

Chegamos no persona que compra: o comprador. O buyer persona é quem finaliza a compra. Embora nem sempre seja o que usa seu produto. Ele pode ser o cara do departamento de compras de uma empresa que compra o software para o departamento de TI, pode ser um pai que comprou um presente para o filho, pode ser um presente aleatório para uma festa de um desconhecido, nunca se sabe. 

As características e singularidades dessas personas são diferentes do usuário e devemos levar isso em consideração para não criar nossas ações estratégicas focando no público que a gente acredita ser o certo.

O estudo de personas é determinante na construção da marca da empresa. Separamos em cinco motivos pelo qual a empresa precisa de um estudo de marca bem feito para gerar personas eficientes. 

Primeiro motivo: Relação

A empresa e o persona precisa estreitar relação, ter um conhecimento mais profundo sobre seus usuários e clientes potenciais. Precisa compreender suas necessidades, como enxerga o mundo, seus filmes e músicas preferidas, cheiros e cores, dores e delícias. 

Saber dos desejos e problemas específicos dos personas faz com que as empresas sejam mais certeiras em suas ações, reduzindo assim seus custos com anúncios. Portanto, se aproxime do persona, conheça-o dos pés a cabeça.

Segundo motivo: Estratégia

Com um “user persona” definido, a empresa pode personalizar suas estratégias de marketing e comunicação para atender às necessidades e motivações desse público, criando uma conexão mais autônoma e significativa.

Se o seu persona gosta de morango, você não vai fazer uma ação com abacaxis. Por isso o papel das pesquisas descritivas é fundamental. Com ela a gente consegue construir repertório com quantidade de informações suficiente para produzir conteúdos e estratégias com as mais variadas receitas de morango a fim de chamar a atenção do seu persona na internet. 

Terceiro motivo: Conteúdo 

Você já estreitou relações com seu persona, preparou a estratégia, agora é focar na produção de conteúdo. Saber quem é o cliente ideal ajuda a empresa a criar conteúdo relevante e direcionado, o que aumenta o engajamento e a interação dos usuários.

Você tem que saber que seu conteúdo está atingindo seu persona e que ele está se mantendo em suas páginas ou dentro do escopo virtual da sua empresa. O conteúdo é a isca ideal para que essa relação que foi estreitada no primeiro motivo se estabeleça como algo duradouro.

Quarto motivo: Experiência

Agora que seu público está frequentando o espaço virtual da sua empresa, você precisa por meio de métricas e análises desse público, desenvolver uma experiência mais personalizada, procurar melhorar a satisfação e torná-los cada vez mais fiéis, ou melhor: criar sua comunidade. 

A sua comunidade precisa estar encantada, se sentir parte da sua organização. Conversar, buscar feedbacks, acolher as críticas, ser atencioso ajuda e muito na experiência do usuário. Todo ambiente tem que ser preparado para o seu persona.  

Quinto motivo: Economia

Ter um “persona” bem definido é economizar. Ele auxilia na alocação eficiente dos recursos de marketing, direcionando os esforços para os canais e táticas que são mais relevantes para o público-alvo.

Ou seja, quando não se tem o user persona bem estruturado ou quando nem se tem um persona, seus anúncios são criados de forma aleatória e não alcançam o resultado esperado, seu site não supre as expectativas de usabilidade do seu público, sua marca não consegue criar uma conexão emocional, seus clientes compram mais no seu concorrente e você sente que sua ideia é boa, mas parece não funcionar.

A persona é o motivo principal da sua empresa ou organização existir. Sem a noção de quem eles são, o que eles fazem, onde eles vivem, etc…  não falamos com ninguém. 

Estudo de Marca
Mas a SET. fala com você! Possuímos os melhores profissionais na criação de um estudo de marca, na realização de pesquisas descritivas e na elaboração de personas para sua empresa. Conheça os serviços da SET. e aumente a performance da sua empresa no mundo digital. 

tecnologia

A consolidação de um público fiel no eSports

O mundo dos eSports experimenta um crescimento exponencial, consolidando-se como uma das indústrias de entretenimento mais promissoras da atualidade. Esse crescimento impulsiona a economia e, ...
tecnologia

China Tecnológica e sua Indústria Criativa

O mundo está mudando e se tem algo que não podemos negar é que a China se destaca não apenas como uma potência tecnológica, mas ...
tecnologia

As vantagens práticas do WordPress

Vamos direto ao assunto, a primeira vantagem é o fato de 40% dos sites na internet no mundo usarem WordPress de acordo com dados da ...