O mundo dos eSports experimenta um crescimento exponencial, consolidando-se como uma das indústrias de entretenimento mais promissoras da atualidade. Esse crescimento impulsiona a economia e, acima de tudo, constrói uma base de fãs sólida que garante sua sustentabilidade a longo prazo.
A Pesquisa Game Brasil 2024 (PGB 2024), desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM, acaba de ser lançada e nos traz subsídios de dados relevantes e insights fundamentais para entender o universo do público que consome eSports.
A pesquisa foi dividida em 4 edições: Standard, Premium, Master e Latam. Tivemos acesso aos dados básicos da pesquisa gratuita, que já nos demonstram alguns números muito preciosos:
- 81,2% do público pesquisado está acostumado a jogar jogos do universo de eSports.
- 88,3% são telespectadores de partidas e campeonatos de eSports.
Importante ressaltar que o relatório completo será apresentado na #Gamescom Latam nos dias 27 e 28 de junho no palco Journey 3, à tarde. Veja a programação aqui!
O relatório aborda também a relação e sinergia entre os gamers e as marcas não-endêmicas no mercado de jogos digitais, apontando inclusive as marcas que mais se destacam na mente do público consumidor.
A pesquisa qualitativa feita com 1612 participantes mapeou o perfil do consumidor, tanto dos que jogam quanto dos que assistem. Analisou comportamento, características e diferentes maneiras pelas quais esse público interage com os eSports. Para além disso, procurou identificar as modalidades mais populares, analisar a produção de conteúdo relacionado e muito mais.
Perguntas como:
- Com que frequência você joga games do universo de eSports?
- Quanto tempo você investe em jogos desse universo?
- Em quais plataformas você costuma jogar?
Apresentaram dados relevantes para subsidiar ações voltadas para esse universo.
Perfil dos Jogadores de eSports
De acordo com o relatório:
- 62,9% dos jogadores são homens.
- 72,4% se consideram gamers.
- 35,8% têm entre 25 e 34 anos.
- 63,2% jogam seus jogos do universo de eSports no console.
- 38% jogam todo dia.
- 39,7% estão no universo do eSports entre 2 a 5 anos.
- 34,5% decidem comprar ou baixar um novo jogo quando veem um streamer ou youtuber jogando ou recomendando.
Consumo de Conteúdo e Marcas:
O YouTube continua sendo a plataforma mais popular para acompanhar as partidas, seguido do Instagram.
- 23,8% assiste ou lê conteúdos sobre eSports todos os dias.
- 53,1% considera muito importante se associar ao clube do seu time preferido.
- 72,8% acredita ser importante apoiar o time favorito nas redes sociais.
- 75,3% acredita ser fundamental assistir aos jogos ao vivo.
FalleN é considerado o atleta de eSports favorito de todos os tempos por 12,7% dos entrevistados. No relatório, que é muito amplo e completo, é possível ter uma visão completa do consumo e da audiência de mais de 30 jogos.
Em relação aos espectadores:
- 51,7% são homens.
- 71,8% costumam assistir partidas online de eSports ao vivo.
- 61,4% se consideram gamers.
- 39,4% tem entre 30 e 39 anos.
- 60,5% acompanham as partidas pelo YouTube.
- 56,8% consideram importante apoiar marcas patrocinadoras nas redes sociais.
- 50,6% acham importante fazer apostas esportivas nos jogos do seu time.
A Nike se destaca como a marca mais lembrada por esse público, com 15,6% de preferência.
A Legitimidade dos eSports:
- 76,5% considera o eSports uma modalidade esportiva legítima.
- 83,7% do público consultado concordam muito que um atleta de eSport é alguém que supera seus limites.
A ascensão dos eSports como indústria é um fenômeno inegável e irreversível. Com tecnologia avançada, público engajado, modelos de negócio inovadores e um futuro promissor, o eSports se consolida como uma das forças mais relevantes no cenário do entretenimento e dos esportes na atualidade. O relatório PGB 2024 se torna uma ferramenta essencial para embasar decisões estratégicas nesse cenário, auxiliando organizações a compreenderem melhor esse público fiel e engajado.